Dados do Trabalho


Título

REAÇÃO CRUZADA NITAZOXANIDA E ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDAS: UMA SÉRIE DE CASOS.

Resumo

Introdução: Nitazoxanida foi inicialmente desenvolvida como um anti-helmíntico veterinário. Estruturalmente é um derivado da salicilamida, combina uma porção de nitrotiazol e uma porção de ácido salicílico. A anafilaxia, uma reação alérgica imediata sistêmica grave (iHSR), pode ser induzida por medicamentos, sendo os AINEs (anti-inflamatórios não esteroides) culpados comuns. Inexistem descrições anteriores de iHSR, incluindo anafilaxia, associadas à Nitazoxanida, nem reações cruzadas com AINEs.
Caso 1: Médico de 38 anos teve urticária, angioedema e tosse, espirros, obstrução nasal e prurido ocular, 30 minutos após primeira dose de Nitazoxanida 500 mg em janeiro de 2023. O tratamento incluiu antihistamínico e corticosteroide. Tinha reação não seletiva a AINEs, com urticária, angioedema, obstrução nasal e tosse.
Caso 2: Médica de 30 anos apresentou urticária e angioedema cerca de uma hora após a segunda dose de Nitazoxanida prescrita para diarreia em julho de 2019. Foi tratada com antihistamínico e corticosteroide. Possuía urticária e angioedema com AINEs.
Caso 3: Médica de 28 anos teve duas ocorrências de urticária e angioedema, 30 minutos após tomar Nitazoxanida, em 2008 e 2011. Tratamento com antihistamínicos. Reação múltipla a AINEs, com urticária, angioedema, espirros e coceira nos olhos.
Caso 4: Mulher de 58 anos após tratamento com Nitazoxanida desenvolveu angioedema facial e de língua, urticária generalizada e dificuldade respiratória 30 minutos depois. Tomou nimesulida três horas antes. A provocação com Nitazoxanida induziu angioedema labial e urticária. Tratada com adrenalina e fexofenadina, recuperando-se em uma hora.
Conclusão: A ocorrência repetida de iHSR à Nitazoxanida em pacientes com iHSR não seletiva a AINEs, somada a semelhança das moléculas, destaca a necessidade de vigilância no monitoramento das reações a medicamentos e pode inclusive sugerir a inclusão da Nitazoxanida na lista de medicamentos a serem evitados para esses pacientes.

Área

Hipersensibilidade a medicamentos

Autores

André Luiz Oliveira Feodrippe, Marcelo Vivolo Aun, Elaine Gagete, Jorge Kalil, Pedro Giavina-Bianchi