Dados do Trabalho


Título

Reações adversas no uso de imunoglobulina em crianças

Resumo

Introdução: A imunoglobulina humana tem um papel fundamental no tratamento de diversas condições imunológicas em crianças. Este estudo teve como objetivo avaliar a segurança das infusões de imunoglobulina humana, analisando as reações adversas associadas às diferentes marcas disponíveis no Brasil.

Métodos: Os dados foram coletados a partir dos prontuários das infusões realizadas em um centro de infusão – leito-dia em pacientes não internados entre janeiro e dezembro de 2023. O grupo de médicos e profissionais de enfermagem é treinado em reconhecer reações assim como no preparo e no cuidado das infusões. A pesquisa incluiu 62 pacientes que realizaram infusões de imunoglobulina, totalizando 360 infusões (30 infusões/mês).

Resultados: Dentre os 360 procedimentos, 187 (52%) foram realizados em crianças do sexo feminino. Foram utilizadas imunoglobulina da Hemobrás® (45 infusões- 12,5%), das marcas Privigen®, Octoapharma®, Blau® (17- 4,7%) e na maioria foram utilizadas imunoglobulinas da marca Shandong Taibang Biological Products® com concessão de excepcionalidade, sem registro formalizado na Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA). Dos pacientes, 25 apresentam deficiência humoral (XLA, IDCV e hipogamaglobulinemia), 12 apresentavam hipogamaglobulinemia secundária à síndrome nefrótica, 5 com síndrome de Down, 4 com Deficiência de LRBA/CTLA-4, 4 com ataxia-telangiectasia, 1 SCID e outras 11 com doenças diversas. Apenas 6 (1,6%) reações foram registradas durante o período, com febre, cefaleia, náusea, urticária e tremores. Duas reações foram decorrentes da marca Hemobrás e 4 das marcas não registradas.

Conclusões: Os resultados evidenciam que as infusões de imunoglobulina humana são geralmente muito seguras, com uma baixa taxa de reações adversas. No entanto, a regulamentação pela ANVISA se faz necessária em todos os produtos em uso no Brasil e para poder definir a prevalência de reações relacionada aos diferentes medicamentos e o melhor manejo das mesmas.

Área

Imunoterapia e imunobiológicos

Autores

Ivanilton Souza Reis, Silvia Naomi Eto, Bruno William Lopes Almeida, Leonardo Mendes Silva, Paula Pozzolo Ogeda, Camila Mendonça Lopes, Lara Novaes Teixeira, Fernanda Aimee Nobre, Carolina Sanchez Aranda, Dirceu Solé