Dados do Trabalho


Título

A relação entre infecção por Helicobacter pylori e Urticária Crônica Espontânea: relato de caso

Resumo

INTRODUÇÃO
A Urticária Crônica Espontânea (UCE) é uma doença cutânea prevalente que acomete 15 a 20% dos indivíduos. É caracterizada pelo aparecimento súbito de pápulas, prurido, urticas e/ou angioedema resultante da degranulação de mastócitos e basófilos associado a liberação de mediadores pró inflamatórios como a histamina. É classificada como crônica quando as manifestações ultrapassam 6 semanas. Existem diversos fatores relacionados a sua fisiopatologia e foi evidenciado que a infecção por Helicobacter pylori (H. pylori), pode ser uma das causas relacionadas a UCE.
RELATO DE CASO
Paciente sexo feminino, 25 anos, sem comorbidades, procurou atendimento médico devido o aparecimento de urticas há cerca de 1 ano. Iniciado investigação para urticaria crônica, dermografismo e epigastralgia, apresentando exames laboratoriais sem alterações e reação de tríplice Lewis positivo ao Frictest. Apesar do tratamento com anti-histamínico em dose triplicada, houve manutenção do quadro cutâneo com variação do UAS7 16 para 21 pontos e UCT de 8 para 11 pontos. Durante investigação, realizado endoscopia digestiva alta com evidência de gastrite crônica ativa associada a infecção por H. pylori. Após conclusão de tratamento para tal patologia gastrointestinal, houve remissão completa dos sintomas mantendo o UCT 16 e o UAS7 para 0, mesmo após suspensão do anti-histamínico.
DISCUSSÃO
O caso apresentado ressalta a importância da avaliação integral do paciente, com atenção às manifestações extra-cutâneas para avaliação tanto de diagnósticos diferenciais como de fatores de risco. No presente relato, observou-se que o tratamento específico da infecção por H. pylori resultou na remissão completa da UCE, que persistia por quase um ano. Acredita-se que a resposta inflamatória induzida pela infecção possa desencadear mediadores inflamatórios contribuindo para o quadro de urticária. O uso de ferramentas baseado na atividade da urticária, como o UAS7 e o UCT, foram fundamentais para completa avaliação.

Área

Urticária e angioedema

Autores

Luiza Silva Porto, Hanna Alvarenga Arantes Paranaiba, Esther Barata Machado Barros, Fernando Novaes Sampaio