Dados do Trabalho


Título

Teste de provocação oral (TPO) em baixa dose para alimentos: um procedimento promissor na prática clínica

Resumo

Introdução: Alergia alimentar tem muitas formas clínicas, algumas delas com desencadeamento de sintomas com doses muito baixas do alérgeno. Neste contexto, os TPOs em baixa dose podem contribuir para avaliar a gravidade e melhorar a qualidade de vida em pacientes alérgicos. O objetivo do trabalho foi descrever os desfechos do TPOs em baixa dose para pacientes com alergia alimentar grave.

Métodos: Foram incluídos pacientes com história de anafilaxia prévia e/ou IgEs específicas elevadas. Os testes tiveram como dose alvo final a oferta de 500 mg de proteína (dose cumulativa) iniciando-se com 1-2 mg de proteína do alérgeno, com aumento progressivo, em intervalos de 15-20 minutos. O procedimento foi realizado em hospital dia sob supervisão médica.

Resultados: Foram incluídos 7 pacientes (5M) com mediana de idade de 10 anos (variação 5-14 anos), alérgicos a leite de vaca (4) e amendoim (3). Seis apresentavam episódios prévios de anafilaxia. O TPO em baixa dose foi positivo em quatro pacientes, três com manifestações imediatas em sistemas isolados (urticária, sibilos, vômitos) e um com anafilaxia, que também apresenta esofagite eosinofílica. O leite foi o alérgeno envolvido em 3 testes positivos e o amendoim em um. A dose mínima acumulada para reagir à provocação com leite foi de 7 mg (equivalente a 0,2ml de leite puro) com mediana de 15 mg. Para amendoim a reação ocorreu após a ingestão acumulada de 31,5 mg de proteína (aprox. 1/10 de amendoim). As IgEs específicas variaram entre 52-100UA/ml (mediana 60,6 UA/ml) para leite e 10,3-100 UA/ml (mediana 13,1 UA/ml) para amendoim.

Conclusão: O TPO em baixa dose pode reduzir o risco de reações alérgicas graves, permitiu determinar a dose da proteína alimentar tolerável para o paciente e no futuro pode ser utilizado para introduzir o consumo diário do alimento em baixas doses.

Área

Alergia Alimentar

Autores

Rafael Vaz Sales Bicalho, Leila Pena Batista, Ludmilla Masiero Silva, Isabele Santos Piuzana Barbosa, Glauce Hiromi Yonamine, Nayara Maria Furquim Nasser, Beni Morgenstern, Mayra Barros Dorna, Antonio Carlos Pastorino, Ana Paula Beltran Moschione Castro