Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE ALERGIA A VITAMINA B12: O DESAFIO DA DESROTULAÇÃO DO PACIENTE COM SENSIBILIZAÇÃO A COBALTO
Resumo
Introdução: A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, tem papel fundamental no metabolismo celular, principalmente na síntese de DNA, metilação e metabolismo mitocondrial.A deficiência e por conseguinte necessidade de reposição exógena dessa vitamina tem incidência crescente em todas as faixas etárias. A hipersensibilidade a cobalamina é descrita como rara, sendo sua investigação padronizada ainda uma necessidade não atendida.
Relato do caso: A.S, feminina, 53 anos, deficiência de vitamina B12, alterações neurológicas, parestesia em mãos e pés, além de alteração de memória. Encaminhada para avaliação de reação com Citoneurin 5000mcg e Cobavital (cobamamida). As reações ocorreram em 2010, a primeira no terceiro dia após a primeira aplicação IM. Optado por troca da formulação, iniciando composto oral. Após 15 dias de uso da formulação oral, iniciou mesmo padrão de lesões. As lesões se caracterizavam por máculas eritematosas, evoluindo com pápulas/pústulas, pruriginosas, na região malar, fronto-temporal e dorso. Dermatite de contato alérgica com sensibilização definida para níquel e cobalto. O teste epicutâneo com a cobalamina cromoativa 5000mcg foi negativo (0x0), histamina 5x4 e controle 0x0. Teste intradérmico (ID) 1:10 e 1:100, com resultados de leitura imediata e tardia negativo. Submetida a provocação em 2 etapas com cobalamina IM, observada por 60 minutos e liberada. Ausência de reações tardias a partir de checagem remota.
Discussão: Reações de hipersensibilidade a vitamina B12 são um desafio na prática do alergista. Apesar de descrito em muitos manuais de testes de contato a reação cruzada do cobalto com a vitamina B12, são poucos os casos descritos. A investigação e a desrotulação daqueles sensibilizados a cobalto com reações adversas não são padronizadas na literatura. Visto a estatística entre os sensibilizados a cobalto e aqueles que tomam vitamina B12, vale-se questionar a real associação entre reação cruzada e as orientações atuais.
Área
Hipersensibilidade a medicamentos
Autores
ANDRE LUIZ OLIVEIRA FEODRIPPE, Alice Rocha Magalhães, Sara Sousa Braga, Pedro Giavina-Bianchi