Dados do Trabalho


Título

TREC urgente: Além das imunodeficiências combinadas.

Resumo


INTRODUÇÃO: Alguns Erros Inatos da Imunidade (EII) são condições graves que exigem reconhecimento e tratamento rápidos. A triagem neonatal para EII é revolucionária e permite a identificação de pacientes assintomáticos. Nosso objetivo é apresentar o caso de uma criança com uma alteração neste teste..
RELATO DE CASO: Paciente, masculino com alteração TREC (4 – VR até 25cópias/ µL. Iniciou acompanhamento no serviço com 50 dias de vida, previamente hígido, ausência de marcos sindrômicos, sem intercorrências no pré-natal, sem históricos de imunodeficiências na família. Apenas com sopro cardíaco sistólico ao exame físico Realizado exame de imunofenotipagem inicial que constatou redução de linfócitos CD3: 1.313cel/mm3 , CD4: 586cel/mm3 , CD4 naive: 438cel/mm3. O ecocardiograma detectou apenas uma CIA sem repercussão. Na repetição da imunofenotipagem após 3 meses, houve diminuição do CD3 (513cel/mm3, CD4: 170cel/mm3 e CD4 naive: 114cel/mm3). A primeira hipótese foi deleção do 22q e solicitado o SNP-array para avaliação que detectou deleção da banda intertiscial 2p11.2 do braço curto do cromossomo 2, a qual é compatível com fenótipo de hipoplasia de timo , indicado por linfopenia seletiva de células T, o qual pode mimetizar as características fenotípicas observadas na Síndrome de DiGeorge e justificar a linfopenia. O paciente está com 18 meses com CD3: 772cel/mm3 e CD4: 427cel/mm3, ambos em ascensão. Está em uso de sulfa e reposição de imunoglobulina, sem internações infecciosas.
DISCUSSÃO: A triagem neonatal para EII permite o diagnóstico precoce de linfopenias. Doenças relacionadas ao timo são diversas e fazem parte do diferencial das imunodeficiências combinadas. O uso de ferramentas moleculares aumenta nosso reportório de investigação e amplia exponencialmente nosso conhecimento apara prognostico e manejo do paciente. A linfopenia nesses casos tende a ser transitória e sem necessidade de transplante de medula óssea.

Área

Imunodeficiências

Autores

BRUNO WILLIAM LOPES ALMEIDA, CAROLINA SANCHEZ LAGO ARANDA, STEPHANIE TIOSSO FONTES MONTEIRO, LUISA FERREIRA SILVA LOPES, CAMILA MENDONÇA LOPES, LEONARDO MENDES DA SILVA, PAULA POZZOLO OGEDA, LIGIA MARIA DE OLIVEIRA MACHADO, IVANILTON SOUZA REIS, DIRCEU SOLÉ