Dados do Trabalho
Título
Investigação do Potencial Alergênico de Espécies do Gênero Senecio: Uma Revisão de Literatura Sistematizada.
Resumo
Introdução: No Brasil, a exposição ao pólen da espécie nativa de Senecio brasiliensis, comumente conhecido como Maria-mole, parece estar envolvida no desenvolvimento de diferentes alergias, como rinite, rinoconjuntivite e/ou asma.
Objetivo e Métodos: Investigar o potencial alergênico de Senecio spp. na literatura usando a base de dados Pubmed.
Resultados: Foram encontrados 334 artigos científicos, após a leitura do título, abstract e seleção dos artigos para leitura completa, apenas sete artigos se encaixavam nos critérios de inclusão baseado nas palavras-chave escolhidas como objeto de pesquisa desta investigação. Estas publicações apontam que as espécies de Senecio jacobea, Senecio vulgaris, Senecio cruentus, Senecio aster, Senecio barbertonicus são causadoras de alergias, tendo como manifestações rinite polínica, conjuntivite alérgica, síndrome de alergia oral, além de anafilaxia, devido à presença de proteínas alergênicas como pectato liase e malato desidrogenase, levando à reatividade cruzada com outros membros da família Asteraceae. Além disso, a presença de alcalóides pirrolizidínicos causam intoxicação e hepatotoxicidade quando ingeridos. Não foram encontrados estudos investigando o potencial alergênico do Senecio brasiliensis.
Conclusão: Embora existam evidências do potencial alergênico de várias espécies do gênero Senecio, não foram encontrados estudos específicos que investiguem o potencial alergênico da espécie nativa Senecio brasiliensis. Esta lacuna na literatura aponta para a necessidade de pesquisas futuras que explorem o impacto do Senecio brasiliensis em reações alérgicas.
Área
Rinite, rinossinusite, polipose nasal e alergia ocular
Autores
RAISA ULAF SUBTIL, MARIANA SILVA SOARES PERON, ELI MANSoUR, VANESSA VALGAS SANTOS