Dados do Trabalho


Título

DETERMINAÇÃO DA REATIVIDADE CUTÂNEA À DIPIRONA

Resumo

Introdução: Os anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) são a maior causa de reações de hipersensibilidade a medicamentos, sendo pirazolonas os mais envolvidos em reações seletivas imediatas, cujo diagnóstico se baseia em história clínica, testes cutâneos (TC) e/ou provocação.
Métodos: Avaliação de pacientes controles atendidos em um hospital terciário em São Paulo, sem história de reação de hipersensibilidade seletiva a AINES e sem uso de anti-histamínicos 7 dias antes. Foram realizados TC com dipirona, sendo puntura (TP) e intradérmico (ID). As concentrações no TP foram: puro, 2 mg/ml, 20mg/ml e 200mg/ml. Nos ID, foram testadas as mesmas concentrações (exceto puro), caso os primeiros fossem negativos.
Resultados: Foram incluídos 21 participantes sem história de reação de hipersensibilidade seletiva a AINEs. A média de idade foi de 31,7 anos, sendo 76,2% do sexo feminino. Doenças atópicas foram encontradas em 28,5% dos participantes: 38% rinite alérgica, 4,7% asma e 4,7% dermatite atópica. Comorbidades não alérgicas mais encontradas foram ansiedade (23,8%) e hipotireoidismo (4,7%). Os medicamentos mais utilizados eram fluticasona nasal, formoterol e budesonida inalatórios, escitalopram e levotiroxina, sendo que nenhum paciente fazia uso de antidepressivos tricíclicos. Uso prévio de dipirona e outros AINES foi relatado por 100% dos indivíduos. Os TP com dipirona pura e nas concentrações de 20 mg/ml e 200 mg/ml foram negativos em 100% dos participantes. Os ID realizado nas concentrações de 20 mg/ml e 200 mg/ml também negativo em todos os pacientes e nenhum paciente apresentou reação tardia.
Conclusão: Nosso estudo sugere que há concentrações não irritativas para TC com dipirona maiores que as descritas na literatura, o que poderia aumentar a sensibilidade dos testes. No entanto, é necessário estabelecer a segurança dos TC com essas concentrações em pacientes com reação seletiva à dipirona, particularmente nos casos graves, onde há maior risco para provocação.

Área

Hipersensibilidade a medicamentos

Autores

Cibele Medeiros Reis, Marisa Rosimeire Ribeiro, Maria Elisa Bertocco Andrade, Adriana Teixeira Rodrigues, Tamara Alba dos Santos, Alexandre Augusto Sobral Vieira, Leticcia Rodrigues Vanini Padua, Fatima Rodrigues Fernandes