Dados do Trabalho


Título

A percepção de que a rinite é alérgica predispõem a consulta com alergista?

Resumo

Introdução: A rinite crônica é bastante prevalente e engloba rinites alérgicas, não alérgicas e também pode ser resultante de alterações estruturais das vias aéreas. Temos a hipótese de que ter a percepção de que os sintomas tem causa alérgica podem levar o individuo com rinite a procurar com maior frequencia atendimento com médico alergista.
Métodos: Foi realizado um inquérito online que recrutou indivíduos adultos residentes no Estado do Rio de Janeiro com rinite definida como aqueles que apresentassem sintomas nasais na ausência de IVAS. Foi avaliada a procura por atendimento médico, realização de teste alérgico e o tipo de profissional. A análise estatística foi descritiva e todas as variáveis foram analisadas de acordo com seu valor absoluto e frequências. Foi utilizado o teste de Qui-quadrado e a significância estatística foi considerada com pvalor < 0.05
Resultados: Foram recrutados 1857 participantes, sendo 1335 com rinite e 522 com sinusite crônica. A percepção de que os sintomas nasais eram causados por alergia foi semelhante tanto naqueles com rinite como com sinusite crônica. No entanto, a confirmação da alergia por teste alérgico foi maior entre aqueles com sinusite crônica do que com rinite (45,1% vs 37,6%; p=0,015). O médico mais consultado foi o otorrino (23,6%), seguido do alergista (17%) e o médico da emergência (14,7%). Importante ressaltar que 39,3% dos participantes com rinite não fizeram nenhuma consulta médica.
Conclusões: A percepção de que os sintomas nasais são de causa alérgica não foi o suficiente para refletir em acompanhamento com alergista visto que somente 17% procuraram este especialista e cerca de 39% não fizeram nenhuma consulta. Isto mostra que há falta de acompanhamento médico para um problema de saúde prevalente. A avaliação multidisciplinar tanto pelo otorrino como alergista é fundamental para uma abordagem efetiva.

Área

Rinite, rinossinusite, polipose nasal e alergia ocular

Autores

DANIELLA CAMPELO BATALHA COX MOORE, Eduardo Costa de Freitas Silva, Karla Gonçalves Camacho, Maria Luiza Oliva Alonso, Erica Azevedo de Oliveira Costa Jordão, José Leonardo Sardenberg, simone Pestana da silva, Patricia Carvalho Batista Miranda , Anna Carolina Nogueira Arraes, Priscilla Souza Campos dos Santos