Dados do Trabalho


Título

Manejo de anafilaxia ao leite em paciente com esofagite eosinofílica

Resumo

INTRODUÇÃO: Anafilaxia ao leite persistente tem aumentado nos últimos anos, assim como a esofagite eosinofíica, tanto em crianças como adultos. Os alérgenos alimentares mais frequentemente desencadeantes de esofagite eosinofílica em crianças são leite, ovo e trigo.
RELATO DE CASO: Escolar, 8 anos, masculino, procedente de zona rural. Apresentou anafilaxia ao ovo e à proteína do leite de vaca desde os 7 meses, asma controlada e rinite alérgica controlada. Evoluiu com tolerância ao ovo aos 2 anos. Mantendo anafilaxia grave a traços de leite. IgE específica para leite > 100 UI/ml e caseína > 100 UI/ml. Foi diagnosticado com esofagite eosinofílica, aos 4 anos, em endoscopia digestiva alta com biópsia, assintomático, com alterações somente histológicas. Tratado com fluticazona deglutida e esomeprazol oral. Realizou imunoterapia oral com leite de vaca; iniciou com anafilaxias na dose 0,1 ml de leite diluído 1:100, apresentando difícil manejo da imunoterapia devido a anafilaxias muito frequentes. Após atingida dose de manutenção de 50 ml dia de leite, 6 meses após apresentou EDA com alterações histológicas compatíveis com recidiva da esofagite eosinofílica e 16 eosinófilos por campo de grande aumento. Iniciado uso de dupilumabe a cada 15 dias, com controle histológico e diminuição significativa das crises de anafilaxia.
DISCUSSÃO: A imunoterapia oral com leite é um tratamento que visa diminuir o risco do paciente que mantém a alergia ao leite, especialmente nos casos de anafilaxia grave a traços de proteína de leite. Por outro lado, a esofagite eosinofílica é mais frequente e deve ser pesquisada nesses casos, mesmo em pacientes assintomáticos. A presença de esofagite eosinofílica está associada ao manejo mais difícil da imunoterapia oral, devido a crises mais graves e frequentes de anafilaxia durante o tratamento. Nesse caso, uso de imunobiológico dupilumabe permitiu o controle da esofagite e menos efeitos colaterais pela imunoterapia.

Área

Alergia Alimentar

Autores

Ana Carolina Alves Felicino Sousa Santos, Arthur Hikaru Nunes Motizuki, Júlia Gomes MArcidelli, Ana Maria Sversut Briante, Isis Franco Martin, Carla Louise Silva Leão Guedes, Iara Cristina Gauer Barcelos, Vitoria Ellen Oliveira