Dados do Trabalho


Título

Anafilaxia a clorexidina: relato de dois casos

Resumo

Introdução: A clorexidina é um antisséptico muitas vezes esquecido como causa de reações alérgicas. No entanto, a frequência de reações a essa substância vem aumentando, ocasionando desde reações leves a reações muito graves, como a anafilaxia.
Relato: Caso 1: Homem, 74 anos, coronariopata, hipertenso e diabético, fez uso de spray antisséptico a base de digliconato de clorexidina 1% (solução aquosa) em lesão cutânea e de imediato apresentou angioedema em lábios, urticária e prurido, com evolução para perda de consciência, hipotensão, queda de saturação e dispnéia. Recebeu na emergência adrenalina intramuscular, suporte de oxigênio, corticóide, anti-histamínico e expansão volêmica. Negou uso de outras medicações ou alimentos prévios ao evento. Em investigação, os exames revelaram sensibilização positiva para clorexidina: IgE sérica total 252 KU/L / IgE clorexidina 7,89 KU/L. Demais IgE específicas para diversos alimentos e látex negativas. Triptase sérica basal normal. Caso 2: Homem, 72 anos, com história de urticária, eritema difuso e angioedema em face durante hernioplastia e exérese de cisto em face. O quadro se repetiu após o uso de enxaguante bucal composto por clorexidina 0,2%, com aparecimento imediato de angioedema em face, eritema e “sensação de garganta fechando”, com melhora após adrenalina intramuscular. Na revisão de prontuário e fichas anestésicas, observou-se o registro do uso de clorexidina durante a hernioplastia. A sensibilização foi confirmada com a dosagem de IgE específica para clorexidina de 39,3 KU/L.
Discussão: Com base na história clínica e sensibilização confirmada, os dois pacientes apresentaram anafilaxia após o uso da clorexidina. Como observado nos casos relatados, a clorexidina pode estar presente em diferentes tipos de produtos, o que aumenta o risco de exposição a esse agente. Em anafilaxias perioperatórias, é importante ressaltar os antissépticos como possíveis agentes culpados.

Área

Hipersensibilidade a medicamentos

Autores

Liane Leão Santana, Carolina Arruda Asfora, Natália Saraiva Carvalho Dias Bittencourt, Liliane Coelho Vieira, Bruno Gonçalves de Medeiros, Livia Melo de Oliveira, Gabriela Maria Pimentel Chaves, Maria Carolina Pires Lins e Silva Lima, Décio Medeiros Peixoto, Luiz Alexandre Ribeiro da Rocha