Dados do Trabalho


Título

Perfil regional das características clínico-epidemiológicas e laboratoriais dos pacientes com anafilaxia ao veneno de abelha

Resumo

Introdução: O veneno de abelha é uma causa prevalente de anafilaxia no Brasil. A identificação dos componentes do veneno é importante para a reatividade cruzada entre os insetos e no tratamento preciso e individualizado.
Objetivo: avaliar o perfil clínico-demográfico e a sensibilização dos componentes do veneno de abelha e vespa, disponíveis comercialmente, em pacientes com anafilaxia ao veneno de abelha atendidos em ambulatório de hospital terciário no Brasil.
Métodos: Indivíduos com anafilaxia confirmada ao veneno de abelhas foram avaliados quanto aos dados clínico-epidemiológicos, à sensibilização aos componentes da abelha (rApim1, m2, m3, m4, m5 e m10) e vespa (rVesv1, rVesv5 e rPold5), presença de antiCCD® e dosagem de triptase. Os componentes foram avaliados através do Phadia100®.
Resultados: Dos 12 indivíduos avaliados, 75% apresentaram positividade para rApim5, 25% ao rApim1, 17% ao rApim2, rApim3 e rApim10 e nenhum ao rApim4. Dois indivíduos apresentaram reatividade ao rVes v5 e Pol d5, e nenhum dos indivíduos teve positividade ao anti-CCD. A triptase sérica de todos foi menor que 11,4ng/dL. Reações mais graves ocorreram mais em homens e nas profissões de risco.
Conclusão: O componente mais prevalente foi o rApim5, diferente da literatura: rApim1. A reatividade ao CCD, também descrita na literatura como prevalente, não foi evidenciada neste estudo. No nosso grupo, todos apresentaram triptase sérica normal, sem correlação na maior prevalência de distúrbios de mastócitos nos pacientes com anafilaxia a insetos como já descrito em artigos. No entanto, a associação de maior gravidade da reação em homens e em profissões de risco já foi descrita e se repetiu no nosso estudo. Aumentar o tamanho amostral para permitir uma análise mais abrangente e passível de avaliação estatística será necessário para avaliarmos melhor as diferenças regionais.

Área

Anafilaxia, Alergia a himenópteros e Alergia ao látex

Autores

Paula Lazaretti Morato Castro, Keity Souza Santos, Fabio Fernandes Morato Castro, Alexandra Sayuri Watanabe