Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇÃO ENTRE FATORES CLÍNICOS/SOCIODEMOGRÁFICOS E GRAVIDADE DA DERMATITE ATÓPICA EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO RJ.

Resumo

INTRODUÇÃO: A dermatite atópica (DA) é uma condição frequentemente associada a histórico familiar e pessoal de doenças alérgicas, fazendo parte do que é conhecido como "marcha atópica". Sua gravidade pode variar de formas leves a graves, e seu impacto pode ser significativo na qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.
OBJETIVO: avaliar a associação entre fatores clínicos e sociodemográficos e a gravidade da DA em pacientes atendidos em ambulatório especializado de hospital universitário.
MÉTODOS: Estudo descritivo transversal. As variáveis analisadas incluíram sexo, idade, cor da pele, histórico familiar de atopia, comorbidades alérgicas, níveis de IgE total e prick teste positivo (PT) para aeroalérgenos/alimentos. A gravidade foi avaliada pelo SCORAD, e as associações com as variáveis do estudo foram analisadas utilizando o teste qui-quadrado e ANOVA. Considerou-se significante p< 0,05.
RESULTADOS: entre setembro de 2014 e junho de 2023, 147 pacientes foram analisados, 59,9% do sexo feminino, média de idade de 8,95 anos (Min:1;Max:56), 65,2% pretos/pardos. Cerca de 80% dos pacientes apresentavam histórico familiar de atopia, e 73,3% tiveram PT positivo. As frequências de rinite, asma e alergia alimentar foram 75%, 35,4% e 20,8%, respectivamente, com 31,9% dos pacientes apresentando asma e rinite concomitantes. A distribuição da gravidade na primeira consulta foi de 29,1% leve, 47,5% moderada e 23,4% grave. Não foram encontradas associações significativas entre a gravidade da DA e as principais variáveis do estudo. No entanto, uma diferença estatisticamente significativa foi observada nos níveis de IgE, com casos graves apresentando níveis mais elevados em comparação com os casos leves e moderados (p=0,008).
CONCLUSÃO: Esses achados sugerem que, embora as diferentes dimensões da atopia não diferenciem os espectros de gravidade clínica da dermatite atópica, níveis séricos de IgE superiores a 3.000 UI/L podem ser indicativos de uma doença mais grave.

Área

Dermatite atópica e de contato

Autores

MARIA EDUARDA PAREDES ALMEIDA, FÁBIO CHIGRES KUSCHNIR, Juliana Carvalho Oliveira, Tatiana Guerra Andrade, Gabrielle dos Santos Chataque Santos Chataque, GERLIA BERNARDES SILVEIRA, DENISE TEIXEIRA BOUCO , Gabriela Andrade Dias, Maria Lopes Ferreira , Natalia Amaral Estanislau