Dados do Trabalho


Título

Anafilaxia induzida por múltiplos alimentos

Resumo

Introdução: As alergias alimentares vêm aumentando de frequência com o passar dos anos, variando de 2-10% da população nos estudos, dependendo de características como idade, região, raça entre outros.
Relato de caso: Paciente masculino, 2 anos, encaminhado devido a alergia alimentar múltipla, dermatite atópica leve e rinite alérgica. Desenvolveu 2 episódios de anafilaxia a lentilha, uma delas pelo contato exclusivamente cutâneo em face. Além da lentilha, apresenta alergia IgE mediada (comprovadas por teste de provocação oral) a ervilha, feijão, abóbora, batata doce e banana, e proctocolite alérgica (não IgE mediada) com leite, soja e ovo. Devido a história de múltiplos alimentos envolvidos, realizada endoscopia digestiva alta, que confirmou esofagite eosinofílica – hiperplasia da basilar e 20 eosinófilos/CGA.
Iniciado tratamento com budesonida deglutida (gel) 1mg 12/12h, com melhora endoscópica importante após 12 semanas: ausência de hiperplasia de basilar e 3 eosinófilos/CGA. Entretanto, paciente mantinha reações IgE mediadas com escapes alimentares acidentais muito frequentes, principalmente na escola, com grande queda de qualidade de vida.
Frente ao quadro clínico exposto, iniciado omalizumabe 75mg (definida dose através de peso e IgE sérica de 399 kU/l), com boa tolerância. Neste primeiro mês da terapia, nenhuma nova reação alimentar foi relatada, com plano de iniciar reintrodução gradual de alguns alimentos.
Discussão: O omalizumabe foi aprovado pelo Food and Drug Administration para o tratamento de alergias alimentares múltiplas mediadas por IgE em adultos e crianças maiores de um ano. Este medicamento reduz o risco de reações alérgicas (Tipo I), que podem incluir anafilaxia, quando o paciente ingere um ou mais alérgenos alimentares. O omalizumabe é a ÚNICA medicação aprovada para este fim até o momento, e também é o único capaz de modificar o limiar de reações, possibilitando melhora da qualidade de vida para o paciente e familiares.

Área

Alergia Alimentar

Autores

Bruna Gehlen, Renan Agusto Pereira, Helena Fleck Velasco, Giovanni Marcelo DI GESU, Regina Sumiko Watanabe Di Gesu