Dados do Trabalho


Título

Produção de ciência em alergia e imunologia no Brasil: para onde estamos olhando?

Resumo

Introdução: Metaciência faz parte de um movimento que tem a própria ciência como objeto de estudo. Na medida em que o conhecimento científico cresce de forma nunca antes vista, estudos teóricos passam a ser essenciais para aparar arestas na prática da investigação e melhorar sua eficiência. O objetivo desse trabalho é delinear os principais temas abordados nas publicações científicas em alergia e imunologia no Brasil nos últimos 05 anos.
Metodologia: Estudo transversal de caráter metacientífico, com protocolo publicado a priori em https://osf.io/bgtwv. Foram identificados os artigos publicados na principal revista brasileira de alergia e imunologia de janeiro de 2019 a dezembro de 2023. Cada artigo foi classificado por 02 avaliadores independentes quanto ao principal tema abordado, através da leitura do título e resumo.
Resultados: Dentre os 336 artigos analisados, o tema mais abordado foi alergias respiratórias (64; 19%), seguido de alergia alimentar (32; 10%), urticária crônica (31; 9%), alergia medicamentosa (29; 9%), alergias cutâneas (23; 7%) e vacinação (20; 6%). Entre os 206 artigos que abordaram alergia, 33 artigos (16%) tinham anafilaxia como a manifestação alérgica estudada. Foram também frequentes os estudos sobre erros inatos da imunidade (19; 6%), COVID-19 (17; 5%), angioedema hereditário (14; 4%), prática da especialidade (14; 4%) e clima e fatores ambientais (12; 4%). O uso de imunobiológicos foi abordado em 4% dos estudos, enquanto a imunoterapia alérgeno-específica, em 2%. Observou-se como temas menos frequentes: alergia ocular (5; 2%), mastocitose (6; 2%), outros temas em alergia (12; 3%) e em imunologia (11; 3%).
Discussão: Alergia foi o tema mais incidente na literatura estudada, apresentando uma distribuição homogênea entre os estudos sobre seus respectivos subtemas. Buscar entender a produção científica de uma especialidade pode contribuir para delimitar as lacunas de conhecimento e guiar o desenvolvimento dos novos projetos.

Área

Outros

Autores

Maria Eduarda Barreto De Siervi, Paula Dantas Meireles Silva