Dados do Trabalho
Título
Imunodeficiência combinada rara associada ao Defeito no RelB, uma subunidade NF-kB: Relato de caso inédito
Resumo
Introdução: As imunodeficiências combinadas são condições graves que exigem reconhecimento e tratamento rápidos. O complexo proteico NF-κB regula respostas imunitárias, inflamação, proliferação e sobrevivência celular. Defeitos na via não-canônica, ligada à imunidade adaptativa, envolvem o fator de transcrição RelB. Nosso objetivo é apresentar o caso de uma criança com uma variante no gene RELB, através de análise de prontuário eletrônico.
Relato de caso: Menino de 2 anos, filho de pais consanguíneos, com uma irmã falecida aos 6 anos com características clínicas semelhantes. História de pneumonia, diagnóstico de tuberculose aos 18 meses, atraso no desenvolvimento neurológico e eritrodermia. Imunofenotipagem com linfopenia e inversão de células TCD4 e TCD8 naïve, além de resposta reduzida a mitógenos PHA. O sequenciamento do exoma completo identificou uma mutação homozigótica no gene RELB (c.584C>T) missense, nunca relatada na literatura. Durante a hospitalização, o paciente apresentou infecção por citomegalovírus (CMV) com tratamento refratário, além de piora exponencial da pele mesmo com uso de corticoterapia e ciclosporina. Paciente foi submetido ao transplante de células troco hematopoiéticas com pega efetiva. Ainda em tratamento robusto contra o CMV.
Discussão: Um estudo anterior relatou 3 crianças com variantes no gene RELB, exibindo imunodeficiência combinada caracterizada por infecções sinopulmonares, doenças graves de pele e artrite. A identificação de uma nova variante destaca a importância de descrever e estudar esses casos para reconhecê-los e tratá-los com mais rapidez e eficácia.
Área
Imunodeficiências
Autores
Paula Pozzolo Ogeda, Luma Cardoso Gurgel de Souza, Leonardo Mendes da Silva, Silvia Naomi Eto, Daniella Vello Abdelmalack, Camila Mendonça Lopes, Lara Novaes Teixeira, Bruno William Lopes de Almeida, Carolina Sanchez Aranda Lago, Dirceu Solé