Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DOS CUSTOS DOS SERVIÇOS HOSPITALARES POR PNEUMONIA, NA BAHIA, ENTRE OS ANOS DE 2019 E 2023: ESTUDO TRANSVERSAL

Resumo

INTRODUÇÃO
A pneumonia é uma doença inflamatória do trato respiratório que acomete os pulmões, e pode ser desencadeada por agentes infecciosos ou irritantes. Além disso, é a responsável pela oitava maior taxa de óbitos em todas as faixas etárias na Bahia nos últimos 5 anos, aumentando sua incidência nas estações frias. Em vista de sua relevância epidemiológica, objetivou-se analisar os custos dos serviços hospitalares causados por tal patologia em todas faixas etárias.
MÉTODOS
Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e epidemiológico, a partir de dados coletados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). A população do estudo incluiu pacientes do estado da Bahia acometidos por pneumonia e os óbitos desta doença entre os anos de 2019 e 2023. As variáveis investigadas foram idade, cor/raça e sexo.
RESULTADOS
Observa-se que entre os anos de 2019 e 2023 o valor dos serviços hospitalares em decorrência da pneumonia foi de R$ 126.690.856,52 (cento e vinte e seis milhões, seiscentos e noventa mil, oitocentos e cinquenta e seis reais e cinquenta e dois centavos), representando 3% dos custos hospitalares do estado baiano nestes anos. Desta quantia, a despesa com pacientes acima de 60 anos é a mais elevada (41,4%), seguido daqueles entre 0 a 19 anos (34%), e por fim, aqueles entre 20 a 59 anos (24,6%). Outrossim, é válida a ressalva de que os idosos possuem a maior taxa de mortalidade (13,56 a 23,73) devido a doença.
CONCLUSÕES
É notório que a pneumonia no estado da Bahia segue sendo um problema que afeta a saúde pública, e tem impacto direto na morbidade hospitalar e nos cofres públicos. Ademais, observa-se uma correlação entre a faixa etária e o prognóstico do paciente, tendo em vista que a taxa de mortalidade é diretamente proporcional a tais. Portanto, é necessário investir na promoção e prevenção da doença por meio de políticas públicas, campanhas vacinais e intervenção precoce desta patologia, visando mudanças efetivas na saúde coletiva.

Área

Outros

Autores

Pablo de Almeida Cerqueira Filho, Gabriela Ferrari Nogueira, Mila Ornelas Sena, Júlia Marques Cavalcante, Gabriela Andrade Lordello de Mattos