Dados do Trabalho


Título

Reação de hipersensibilidade imediata a lírio do campo: relato de caso

Resumo

Introdução: Os pólens são alérgenos associados às doenças atópicas com sintomas respiratórios e oculares. A doença polínica ou polinose se caracteriza por rinoconjuntivite e/ou asma com periodicidade anual coincidente com o período da polinização. No entanto, o pólen, pode desencadear outras manifestações clínicas como as cutâneas e até anafilaxia. A alergia ao pólen de Lilium sp. não foi relatada em nosso meio.
Relato de caso: T.C.F., sexo feminino, 59 anos, apresentou história de reação sistêmica desencadeada pelo contato inalatório com a flor lírio do campo (Lilium sp.) aos 46 anos. Inicialmente apresentou urticária, evoluindo para um quadro mais grave com disfonia e dispneia associados. Para investigação e confirmação diagnóstica, e pela indisponibilidade de exames de IgE específico ou extratos padronizados, foi necessária realização de prick test com 0,15 g de pólen de Lilium longiflorum diluído em 1,5 ml de diluente. O teste foi aplicado também em outros 3 voluntários assintomáticos, como controles, nas diluições de 1:1 e 1:10, além dos controles positivo e negativo realizados com histamina e soro fisiológico, respectivamente. A diluição 1:1 foi positiva na paciente e negativa nos 3 controles.
Discussão: A paciente relatada tem uma alergia grave a um pólen não usualmente associado às manifestações apresentadas. Este caso reforça a necessidade de melhor investigação de causas de reações de hipersensibilidade a pólen não usuais em nosso meio.

Área

Anafilaxia, Alergia a himenópteros e Alergia ao látex

Autores

Mariana S. Soares Peron, Bruna C. Valdivieso, Débora Nogueira Muniz, Erika P. Souza, Larissa Oliveira F. Silva-Lima, Bruno H. Marconato, Priscila Ferreira Cortez, Raisa Gusso Ulaf Subtil, Eli Mansour