Dados do Trabalho
Título
Perfil espirométrico de crianças com dermatite atópica e sintomas respiratórios agudos
Resumo
Introdução: Pacientes pediátricos com dermatite atópica e sintomas respiratórios podem apresentar possível obstrução das vias aéreas e associação com asma. A espirometria é essencial para avaliar a função pulmonar e orientar o tratamento adequado, destacando a importância de uma abordagem integrada na gestão da marcha atópica. Este estudo objetiva avaliar os aspectos espirométricos em pacientes pediátricos com dermatite atópica e sintomas respiratórios.
Métodos: Este estudo transversal avaliará os exames de função pulmonar de 29 crianças com dermatite atópica e sintomas respiratórios encaminhados para realização de espirometria com prova broncodilatadora de rotina entre os anos de 2019 e 2024. Os clínicos e espirométricos foram analisados para identificar padrões de obstrução das vias aéreas e suas correlações com a gravidade da dermatite. Os responsáveis pelos pacientes assinaram termo de consentimento informado.
Resultados: O estudo incluiu 29 crianças com dermatite atópica e sintomas respiratórios, sendo 17 do sexo feminino, com idade média de 8,8 anos. Entre os sintomas respiratórios, 85% apresentaram tosse, 52% sibilância, 25% dispneia, 75% prurido nasal e 52% rinorreia. Na avaliação espirométrica, 71% dos participantes mostraram valores de VEF1/CVF abaixo do limite mínimo normal, 67% tiveram VEF1 abaixo do limite de normalidade e 12% apresentaram CVF abaixo do limite de normalidade.
Conclusões: O estudo indica que uma proporção significativa de crianças com dermatite atópica e sintomas respiratórios apresenta obstrução das vias aéreas, com alterações espirométricas notáveis. Esses resultados destacam a importância de monitorar e tratar as condições respiratórias em pacientes com dermatite atópica objetivando integrar o diagnóstico de marcha atópica.
Área
Dermatite atópica e de contato
Autores
Júlia Santana Neves , Danilo Rocha Santos Caracas, Thais Barros Carmo, Karine Lins Hora Carvalho