Dados do Trabalho


Título

Herpes simples crônico por 11 anos controlado por alfa-interferon peguilado em portador do vírus da imunodeficiência humana

Resumo

Introdução:
As lesões cutâneas por herpes simples geralmente são agudas e raramente duram mais de 4 semanas. No entanto, em certas situações são consideradas como crônicas. Estes casos são associados a pacientes imunodeprimidos, como portadores de câncer, HIV, drogas imunossupressoras e outros. Geralmente tem resposta aos antivirais específicos.
Relato de caso:
Paciente masculino, 69 anos, diagnosticado com HIV há 12 anos, iniciou tratamento com antirretrovirais, mantendo carga viral indetectável e CD4+ acima de 500/mm³. No mesmo período, desenvolveu lesão ulcerativa peniana e outra na coxa/nádega esquerda (21x15 cm), ambas cruentas, vegetantes e secretivas. O diagnóstico de herpesvírus tipo I e II foi confirmado por biópsias das lesões. A lesão persistiu por 11 anos, apesar de tratamentos com aciclovir, ganciclovir, foscarnet e imiquimode. Durante a evolução, o paciente desenvolveu estenose uretral, necessitando de cistostomia permanente. O paciente, com níveis normais de CD4+, CD3+, CD8+, CD19+, e outras células imunitárias, com linfoproliferação normal para mitógenos e antígenos. iniciou tratamento com alfa-interferon peguilado (180 mcg/semana). Após a primeira dose, houve completa cicatrização das lesões em 10 dias. O tratamento contínuo por 1 ano manteve as lesões controladas, exceto por um retorno após 5 semanas sem medicação, que foi revertido com a retomada do IFN-alfa, resultando em remissão total.
Discussão:
O paciente teve lesões herpéticas graves e intratáveis por 11 anos, possivelmente devido a um defeito específico da imunidade celular. Apesar de níveis normais de CD4+ e outras células imunitárias, apresentava imunossupressão específica para herpes simples. O uso contínuo de IFN-alfa resolveu completamente o quadro. Essa condição clínica, associada a um provável defeito imunocelular e controlada por IFN-alfa, é inédita na literatura médica.

Área

Imunodeficiências

Autores

Paulo Eduardo Silva Belluco, Maurício Domingues Ferreira, Júllia Eduarda Feijó Belluco, Dewton Moraes Vasconcelos, Rosana Zabulon Feijó Belluco, Jorge Simão Rosário Casseb, Mariana Amélia Monteiro, Dalton Luis Bertolini