Dados do Trabalho


Título

Deficiência seletiva de IgM como achado em paciente com gastrite crônica atrófica

Resumo

Introdução:

A imunoglobulina M fornece a resposta inicial ao antígeno estranho e desempenha um papel regulador no desenvolvimento subsequente da resposta imune, acelerando a produção de IgG de alta afinidade. A deficiência seletiva de IgM ainda é amplamente ignorada, sem estudos em grande escala relatando sua epidemiologia, e nenhuma base genética ou molecular foi estabelecida como causa definitiva, tampouco foi demonstrado um padrão de herança claro. Relatamos o caso clínico de um idoso de 67 anos com diagnóstico tardio de imunodeficiência seletiva de IgM em sua apresentação assintomática.

Relato do caso:

Idoso de 67 anos admitido para avaliação imunológica por diminuição dos níveis de IgM. A dosagem da imunoglobulina IgM foi solicitada pelo gastroenterologista que acompanha o paciente, diagnosticado com gastrite crônica atrófica autoimune. O paciente nega qualquer tipo de infecção de repetição, bem como outros sinais ou sintomas de erro inato da imunidade. IgM com valores inferiores a 20 mg/dL em duas amostras coletadas com um intervalo de 4 semanas. Hemograma, níveis de IgG, IgA, subclasses de IgG, e a resposta vacinal a rubéola, difteria e sarampo, CD3+, CD4+, CD8+, CD16/56+, C3, C4, CH50, CH100 e C1q todos normais. CD19+ estava diminuído (1%/16 mm³) em duas amostras. Os níveis de anticorpos contra os sorotipos 4, 6B, 9V, 14, 18C, 19F e 23F da vacina pneumocócica demonstraram níveis protetores em mais de 70% dos sorotipos testados. O paciente foi orientado sobre ser portador do fenótipo clínico assintomático da DSIgM e a fazer um seguimento regular para monitorarmos sua evolução clínica.

Discussão:

A DSIgM é diagnosticada quando a IgM sérica está dois desvios padrão (2 DP) abaixo da média, acompanhada por números e funções normais de células IgG, IgA e linfócitos T, de acordo com os critérios da Sociedade Europeia de Imunodeficiências. O paciente pode ser assintomático ou apresentar infecções recorrentes, manifestações alérgicas, doenças autoimunes e malignidades.

Área

Imunodeficiências

Autores

Bruno Emanuel Carvalho Oliveira, Priscilla Filippo Alvim de Minas Santos