Dados do Trabalho


Título

Vitiligo em pacientes com Urticária crônica espontânea: Relato de dois casos clínicos

Resumo

Introdução: A urticária crônica espontânea (UCE) é uma doença mediada por mastócitos, caracterizada por pápulas e/ou angioedema por mais de seis semanas, possivelmente de origem autoimune. Várias doenças autoimunes, como o vitiligo (VT), têm sido associadas à UCE. Relatamos dois casos de VT após o diagnóstico de UCE. O diagnóstico de VT foi clínico, confirmado por dermatologista, e os pacientes estão sendo tratados conforme diretrizes da EAACI/GA²LEN/EDF/WAO.

Relato dos casos:

Caso 1: Mulher de 31 anos com UCE e urticária crônica induzida, iniciou tratamento com cetirizina 10 mg/dia. Devido à falta de controle, a dose foi aumentada até a dose quadruplicada, resultando em excelente controle clínico. Exames laboratoriais mostraram valores normais, exceto por anti-TPO elevado. Após três meses, surgiram lesões hipocrômicas, diagnosticadas como VT e tratadas com tacrolimo 0,1%.

Caso 2: Homem de 42 anos, diagnosticado com UCE e tratado inicialmente com bilastina 20 mg/dia. Devido a exacerbações e uso prolongado de corticoides, ganhou peso e posteriormente desenvolveu VT. Após ajuste para bilastina 80 mg/dia e desmame dos corticoides, houve piora, necessitando atendimento frequente no pronto-socorro. Exames mostraram leucocitose, PCR elevada e cortisol abaixo do normal. Iniciado tratamento com omalizumabe 300 mg a cada quatro semanas e posteriormente ajustado para 600 mg a cada duas semanas, resultando em controle da condição e remissão clínica.

Discussão: Doenças autoimunes (DAI) podem ser sistêmicas ou específicas de órgãos. A etiopatogenia envolve genes predisponentes, alterações epigenéticas, efeitos hormonais e gatilhos ambientais, levando a desregulação de células B e T. A prevalência de DAI em pacientes com UCE é aumentada. Estudos mostram prevalência de VT em 3% dos casos de UCE. Não há tratamento específico para VT, mas opções terapêuticas eficazes estão disponíveis, ressaltando a importância do acompanhamento conjunto com um dermatologista.

Área

Urticária e angioedema

Autores

Bruno Emanuel Carvalho Oliveira, Priscilla Filippo Alvim de Minas Santos