Dados do Trabalho


Título

Otites de repetição como apresentação inicial de imunodeficiência comum variável

Resumo

Introdução: A imunodeficiência comum variável (IDCV) caracteriza-se pela diferenciação prejudicada de células B em células B de memória e plasmócitos. O diagnóstico é feito por uma redução acentuada de pelo menos dois isotipos de imunoglobulina, IgG com IgA e/ou IgM, e produção prejudicada de anticorpos específicos contra antígenos proteicos ou polissacarídeos e vacinas. Da mesma forma, disfunções de células T são relatadas em aproximadamente um terço dos pacientes com IDCV, contribuindo para as manifestações clínicas mais variáveis da doença, como o desenvolvimento de infecções oportunistas. Relatamos o caso de um paciente com IDCV cuja manifestação inicial foi otites de repetição.

Relato de caso: Homem, 29 anos, militar, natural de Belo Horizonte, admitido para avaliação de otites de repetição. Há vários anos apresenta episódios mensais de otite e uso frequente de antibióticos. Há um mês teve uma pneumonia grave com internação. IgA < 10 mg/dL, IgM < 20 mg/dL, IgG < 10 mg/dL (repetido com valor < 75 mg/dL), C3 132 mg/dL, C4 36 mg/dL, CD4+ 606/mm³, CD8+ 1388/mm³, IgE 2,4 mg/dL. HBsAg 0,01 mIU/mL. Feito o diagnóstico de IDCV, o paciente iniciou reposição de imunoglobulina humana e está em acompanhamento clínico, com diminuição da quantidade de otites e outras infecções.

Discussão: A maioria dos pacientes com IDCV tem infecções recorrentes do trato respiratório superior e/ou inferior como otite média, sinusite, bronquite e pneumonia. Essas infecções estão associadas a baixos níveis de células B de memória comutada e imunoglobulinas. Meta-análise de Zainaldain et al. mostrou otites médias em 32% dos pacientes com IDCV, sendo a terceira infecção mais comum. O paciente do nosso caso clínico teve um diagnóstico tardio de IDCV, e as otites de repetição não chamaram atenção dos médicos assistentes para esse diagnóstico. Médicos devem investigar IDCV em pacientes com episódios frequentes de otite.

Área

Imunodeficiências

Autores

Bruno Emanuel Carvalho Oliveira, Priscilla Filippo Alvim de Minas Santos