Dados do Trabalho


Título

Perfil de internações por asma no estado de Alagoas

Resumo

Introdução: A asma é uma doença heterogênea, caracterizada por inflamação da via aérea, hiperresponsividade brônquica e evolução clínica variável. Estima-se que há mais de 300 milhões de asmáticos no mundo e até 10% apresentam formas graves, associadas a maior mortalidade e internações hospitalares. Ao contrário de outros estados brasileiros, Alagoas ainda não dispõe de ambulatório especializado para atendimento de asma grave pelo SUS. O estudo do perfil epidemiológico das internações por asma aguda irá contribuir para a implementação de políticas públicas para o tratamento de asma no estado.

Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico de internações por asma em Alagoas.

Metodologia: Estudo epidemiológico e descritivo das internações por asma em Alagoas, utilizando-se de dados secundários obtidos por meio do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS)), disponíveis na plataforma virtual do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), no período de 2014 a 2023.

Resultados: Foram registradas 7.132 internações. Maior prevalência em homens (53,02%) e em crianças de 1 a 4 anos (40,5%); com prevalência em jovens de 30 a 34 anos de 0,57%. Foi observado um maior número de óbitos entre idosos a partir de 80 anos (42% do total), além de uma queda do número de internações entre em 2020 e 2022.

Conclusão: A maior frequência de internações na população pediátrica é compatível com os dados brasileiros. Nos últimos 5 anos houve registro de 12.399 óbitos por doenças do sistema respiratório. Considerando que outras doenças pulmonares podem apresentar sintomas semelhantes aos da asma, pode ter havido subnotificação. O número de óbito entre os idosos pode estar relacionado à presença de outras comorbidades, porém é compatível com a tendencia a subdiagnóstico de asma nesta faixa etária. O período de queda nas internações coincidiu com a época em que houve um desvio da atenção das autoridades sanitárias para os casos de agravos da pandemia de Covid-19.

Área

Asma e lactente sibilante

Autores

Anne Karoline Santana de Souza, Giovanna Gomes Pereira Silva, Jessica Maria Barros da Silva Soares Pinheiro, Júlia Tenório Brandão, Lucas Correia de Araújo Novais, Manuella Nunes Machado, Tarciso Sávio Rodrigues Barros l, Yasmin Lopes Silva Nogueira, Renato Leão Praxedes Araújo, Cynthia Mafra Fonseca de Lima