Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM SÍNDROME PÓS-COVID ACOMPANHADOS EM AMBULATÓRIO ESCOLA ESPECÍFICO

Resumo

Introdução: A Síndrome pós-COVID (SPC) é definida como a persistência ou surgimento de novos sinais e sintomas, inexplicados por outra causa, após 12 semanas da infecção aguda por SARS-CoV-2 (COVID aguda), suspeita ou confirmada.
O objetivo deste estudo foi descrever as características clínico-epidemiológicas dos pacientes diagnosticados com SPC, em acompanhamento em ambulatório específico de uma instituição de ensino superior.
Métodos: Após a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido foram coletados os dados de um formulário específico. As variáveis analisadas foram sexo, idade, sinais e sintomas de COVID aguda e SPC, comorbidades pré-COVID, métodos confirmatórios e necessidade de internação.
Resultados: Quarenta e sete pacientes foram incluídos no estudo, sendo 37 (79%) mulheres e 10 (21%) homens, com idade de 19-75 anos. A infecção aguda foi confirmada por RT-PCR no swab nasal em 64% (30) dos pacientes, e 36% por Teste Rápido. Internação hospitalar foi necessária em 29,8%, sendo 19% em Unidade de Terapia Intensiva, com média de tempo de internação de 19 dias. As comorbidades pré-COVID mais prevalentes foram Hipertensão Arterial Sistêmica (51%) e Diabetes Mellitus (17%). Os sintomas de COVID aguda mais prevalentes foram dispnéia (61,7%), tosse e febre (55,3%), hipo/anosmia (48,9%) e fadiga (42,5%), Na SPC, as queixas mais frequentes foram dispnéia (46,8%), fadiga (29,7%) e comprometimento cognitivo (27,6%).
Conclusão: A SPC é um quadro patológico recentemente descrito e heterogêneo. Pelo menos parte do risco do desenvolvimento da SPC parece ser influenciado por comorbidades pré-existentes. Nossos dados confirmam essa heterogeneidade e risco. É fundamental estar atento e avaliar se esses sinais e sintomas são decorrentes da COVID19 ou outras doenças. Enfim, as implicações clínicas permanecem inalteradas: é necessária uma abordagem holística para manejar os sintomas pós-COVID independente de sua etiologia.

Área

Outros

Autores

Sérgio Duarte Dortas Junior, Júlia Carneiro Pessoa, Maria Fernanda Velloso Kavadi, Natália Canella Corrêa, João Guilherme Marconi Perlingeiro, Luísa Mendonça Franco, Ana Paula da Cruz Neves Lopes, Cláudia Correia Gorini, Oswaldo Luiz Pizzi