Dados do Trabalho
Título
MANIFESTAÇÕES EXTRACUTÂNEAS EM PACIENTES COM URTICÁRIA CRÔNIA INDUZIDA PELO FRIO
Resumo
Introdução: A urticária induzida pelo frio é uma causa frequente de urticária física. O objetivo é relatar sintomas extra cutâneos em pacientes com esse tipo de urticária.
Métodos: Revisão dos prontuários dos pacientes portadores de urticária crônica induzida pelo frio. Foram avaliadas as seguintes variáveis: idade, cor, gênero, naturalidade, associação com outras doenças alérgicas, história familiar, início dos sintomas, fatores desencadeantes, duração dos sintomas, manifestações clínicas, uso de medicações e exames complementares.
Resultados: Foram avaliados três pacientes: dois masculinos, um pardo, um negro e uma branca, com idade média de 47 anos (43-53), todos naturais do Rio de Janeiro. Um paciente apresentava rinite e alergia alimentar. Não foi relatada história familiar de urticária. Negavam outros tipos de urticária associadas. Em um caso, os sintomas iniciaram aos 22 anos e nos outros dois, após os 40 anos. Todos tiveram como fatores desencadeantes exposição ao frio (ingestão de bebidas geladas e sorvetes, banho de mar, cachoeira, exposição a neve e uso de ar condicionado). Todos apresentaram urticas e angioedema. Dois apresentaram sintomas sistêmicos associados: cefaleia, rinorreia, dispneia, taquicardia e sensação de mal estar, mas apenas um foi medicado com adrenalina. Todos procuraram, em algum momento, um serviço de emergência e relataram automedicação com anti-histamínicos. Os três pacientes apresentaram hemograma, PCR/VHS com valores dentro da normalidade. Uma paciente apresentava anticorpos tireoideanos elevados. Dois fizeram o teste do cubo de gelo e foram positivos. Cada paciente recebeu um plano terapêutico, com orientações sobre o risco de sinais e sintomas de gravidade.
Conclusão: Foram avaliados três pacientes com urticária crônica induzida pelo frio, e destes, dois apresentaram sintomas extra cutâneos. Os pacientes devem estar atentos aos fatores desencadeantes e terem um plano de ação, evitando o risco de anafilaxia.
Área
Urticária e angioedema
Autores
Priscilla Filippo Alvim de M. Santos, Bruno Emanuel Carvalho Oliveira, Davisson do Sacremento de Lucena Tavares